Conhecimento, experiência, respeito & suporte.

Facebook LogoFacebook Blogger LogoBlog Ser Integral

Constelação

Abordagem Sistêmica com Cavalos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Uma abordagem verdadeiramente fenomenológica
TEXTO DE CLÁUDIA VASSÃO

cavalo mulher

O alemão Bert Hellinger, ao longo de sua vida profissional e também como missionária da Igreja Católica com os zulus na África, desenvolveu uma técnica que, hoje em dia, está presente em muitos países não só da Europa. No Brasil, esta terapia vem ganhando cada vez mais adeptos do que Hellinger identifica como “o movimento do espírito”.

Muitas vezes percebemos membros de nossa família que se comportam de maneira estranha, outros apresentam um padrão em suas vidas, como se fossem antenas para captar problemas ou doenças. A família ou a própria pessoa busca terapia, religião ou a medicina para solucionar estas questões, mas muitas vezes o resultado não é o esperado e o problema persiste. São nesses casos que a terapia sistêmica de Hellinger atua, liberando a pessoa de um destino ruim.

Mas como isso acontece? Será mesmo possível transformar nós em laços?

Para quem já participou ou assistiu uma constelação familiar, a resposta é sim! Primeiramente é preciso dizer que há três princípios ocultos que regem todos os sistemas, como um sistema familiar ou organizacional. São eles:

Os campos das constelações familiares mostram como estes três princípios, quando transgredidos, atuam no sistema por gerações, colocando membros atuais em situações de sofrimento, conectados à uma consciência mais ampla, mas também mais arcaica, na qual é necessário “olhar” para todas as transgressões e arrumar aquilo que ficou pendente, ou seja, devolver o lugar dos excluídos, respeitar um vínculo ou retomar o equilíbrio entre o dar e o tomar.

Com o passar dos anos, Bert Hellinger, que no trabalho com as constelações utilizava representantes para ao papeis dos envolvidos, voltou-se para algo maior que era possível ser percebido o que em seus novos trabalhos passou a chamar de Movimento do Espírito. Este movimento é muito mais lento e profundo e os resultados muito mais eficientes! Algumas vezes, uma frase consegue dissolver um emaranhado que colocava membros atuais a serviço do sistema que necessitava resgatar e corrigir as transgressões.

Recentemente, outra maneira de entrar no campo das constelações, se conectar aos membros de um sistema e buscar desatar nós sistêmicos foi descoberta e vem encantando profundamente quem tem contato com essa abordagem, que é a Constelações com Cavalos.

Este é um trabalho de constelação familiar no qual os cavalos são os representantes, assumindo papéis e mostrando algo a quem busca a cura para seus conflitos. A abordagem tem uma natureza experiencial, através da qual os clientes aprendem acerca de si mesmos e de outros membros de sua família observando o movimento dos cavalos, podendo identificar sentimentos, comportamentos e padrões e então olhar para a origem destes sintomas, o que proporciona a liberação destes nós.

Aqueles que mantêm um relacionamento próximo com cavalos reconhecem a sua enorme capacidade de influência. O desenvolvimento de relações, treino, instrução e cuidado pelo cavalo afetam positivamente as pessoas envolvidas, por isso o uso de cavalos para fins terapêuticos tem crescido e ganho popularidade com o surgimento de novas abordagens, como a equoterapia, o método Eagala e, agora, com as Constelações com Cavalos.

O grande porte do cavalo cria uma oportunidade natural para ultrapassar o medo e desenvolver a confiança, uma vez que oferece, muitas vezes, intimidação. Em algumas técnicas, concretizar uma tarefa que envolva o cavalo, em vez desses medos, busca-se desenvolver confiança. Outra técnica é a aprendizagem através de metáforas que permite recriar outras situações que constituam um desafio e o intimidem para procurar uma solução.

Todas as terapias com cavalos são importantes no processo da Constelação, pois são ferramentas que preparam o cliente para que ele sinta-se seguro e confiante para entrar, junto com os cavalos, no seu campo e olhar para o seu tema.

Tal como o ser humano, o cavalo é um animal bastante social. Em grupo, os cavalos desenvolvem papeis bastantes definidos entre si, com personalidades distintas, atitudes e disposições. Porém, ao entrar no campo de um sistema familiar e conectar-se ao emaranhado daquele cliente, representando os membros daquela família, é possível facilmente verificar movimentos que não são característicos dos cavalos quando em seu grupo social. Observa-se dois animais que, no seu grupo, sentem certa animosidade assumirem uma postura de afeto. Outro animal que normalmente é agitado, brincalhão, fica totalmente impassível, às vezes ficando numa mesma posição por horas!

Como são seres extremamente sensíveis, os cavalos sentem o estado emocional e têm uma capacidade única de compreender, através da linguagem corporal e do campo, seus limites. Eles atuam nas constelações em consonância com o estado de espírito do cliente. É por esta razão que o comportamento do cavalo se modifica de uma pessoa para outra. Sendo o cavalo um animal honesto, ele transmite mensagens bastante fortes!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.