Conhecimento, experiência, respeito & suporte.

Facebook LogoFacebook Blogger LogoBlog Ser Integral

Constelação

O que é Constelação Familiar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Constelação Sistêmica Familiar e Profissional

Marco13 024

Bert Hellinger associou à abordagem sistêmico-fenomenológica da psicoterapia com a utilização de campos morfogenéticos, descritos por Rupert Sheldrake (memória coletiva a qual recorre cada membro de um sistema ou grupo e para a qual cada um deles contribui), criando então o método chamado de Constelação Familiar Sistêmica.

Hellinger, após suas experiências com tribos de Zulus, na África do Sul, identificou três princípios básicos que regem os sistemas ou grupos e que, quando não respeitados, causam um desequilíbrio que poderá afetar membros de várias gerações, criando destinos difíceis, ao que chamou de emaranhados. Os princípios são: a ordem ou hierarquia, o pertencimento ou vínculo e o equilíbrio entre o dar e o tomar.

Logo, se algo grave aconteceu com um membro de uma família, existe ao longo de gerações a necessidade de reparação. Esta é a consciência grupal, chamada por Bert Hellinger de consciência arcaica, pois será por meio do sofrimento e da dor que irá mostrar que algo está desequilibrado. Porém, em seus últimos trabalhos Bert Hellinger mostra que há ainda outro nível de consciência, que ele chama de consciência espiritual, a qual, através do amor, mostra o caminho e dá força para se restaurar a ordem, devolver o lugar dos excluídos e recuperar o equilíbrio entre o dar e o tomar. Assim, os membros atuais e também aqueles que ainda não chegaram, ficarão livres de destinos negativos.

Autora: Cláudia Vassão

Perguntas Frequentes

O que é Constelação Sistêmica Familiar?
Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.

Como se desenvolve o trabalho de Constelações Familiares?
O trabalho de Constelações Familiares pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo. Individualmente, o cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação. Em grupo, você pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelar) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar em alguma constelação.

O que significa “Constelar um Tema”?
Constelar um tema é uma das maneiras de se participar de um workshop ou do atendimento individual. A pessoa que escolhe constelar um tema é denominado de cliente. O cliente traz um tema pessoal que quer trabalhar. O constelador explora o tema com algumas perguntas e pede para o cliente escolher pessoas que irão representar determinados papéis. O cliente coloca os representantes no salão e o constelador irá acompanhar a dinâmica que surgir.

O que significa “Assistir” ou “Participar como Representante”?
Nesta forma de participar, a pessoa ficará apenas disponível para participar ou não de alguma constelação. Poderá também fazer perguntas entre as constelações sobre qualquer assunto relacionado.

Qual o objetivo do trabalho com Constelações Sistêmicas Familiares?
O objetivo principal do trabalho é se expor à tudo que atua no cliente e no sistema no qual ele(a) está inserido.

O que é um sistema?
Sistema é um grupo de pessoas ou coisas, que permanecem unidos ou vinculados, em função de um interesse comum ou forças que os permeiam, independente de que tenham consciência ou não.

Quais temas podem ser trabalhado nas Constelações Sistêmicas Familiares?

Qualquer tema importante para o cliente onde ele(a) não esteja conseguindo solução pode ser trabalhado, tais como: relacionamentos, desequilíbrios emocionais, separações, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, vida profissional, entre outras.

Quanto tempo dura um trabalho de Constelação Familiar?
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à uma ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.

Quais as diferenças entre Movimentos da Alma e Constelações Sistêmicas Familiares?
Movimentos da Alma é a nova denominação que Bert Hellinger adotou para o trabalho de Constelações Sistêmicas Familiares. É uma nova fase de seu trabalho. Antigamente, no antigo trabalho de constelações familiares ainda se procurava uma solução para a constelação. No novo trabalho de Constelações Sistêmicas Familiares ou Movimentos da Alma o constelador renuncia até mesmo à intenção de encontrar uma solução para o cliente e deixa-se guiar pelos movimentos de todo sistema em uma postura totalmente fenomenológica.

O que é uma postura fenomenológica?

É uma postura interna onde a pessoa se isenta de qualquer interpretação, julgamento, conhecimento prévio ou intenção e passa a observar e acompanhar os fenômenos do que jeito que se apresentam com total presença.

Autores: Elaine Lilli Fong e Saulo Nagamori Fong – Instituto União

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.